Existem em Portugal 735 mil casas vazias. O levantamento do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) identificou 26 mil famílias com carência habitacional.
Acreditamos que os edifícios, casas, apartamentos e terrenos têm de cumprir a sua função social, ou seja: todos os devolutos que tenham características para serem usados como habitação ou reabilitados para este fim, devem servir para fazer cumprir o direito fundamental à habitação. Podes ler mais sobre isto aqui.
Descobre em baixo os devolutos que já identificámos e a área útil que estes edifícios e terrenos poderiam disponibilizar para habitação pública! Podes fazer zoom no mapa e passar o rato pelos pontos para saber mais sobre cada um dos devolutos.
1
9
6
0
5
4
M
2
Número de fogos*:
T1
T2
T3
T4
1734
1116
215
56
*Método para o cálculo da área e número de fogos:
Em relação à área:
- Para as edifícios construídos multiplicámos a área de implantação pelo número de pisos que possam servir como habitação;
- Para os terrenos medimos a área e consideramos que apenas metade seria ocupado com construção, depois multiplicamos esse valor pelo número de pisos dos edifícios envolventes.
Em relação ao número de fogos:
- Calculámos a proporção das tipologias dos pedidos de habitação social e usamos estes valores como referência;
- As áreas dos fogos que utilizamos para contabilizar é a dos regulamentos em vigor. 52 metros quadrados para um T1, 72 metros quadrados para um T2, 91 metros quadrados para um T3 e 105 metros quadrados para um T4.
Ajuda-nos a identificar mais devolutos!
Para conseguirmos ter uma melhor imagem do potencial desta proposta precisamos de identificar os edifícios e terrenos devolutos na cidade e para isso precisamos da tua ajuda!
Se sabes de algum caso ou costumas passar por edifícios ou terrenos devolutos nos teus percursos, aponta a morada, tira uma fotografia e envia-nos; podes enviar para o Facebook, Instagram ou para habitacaohoje@gmail.com.
Como identificar um devoluto:
Às vezes é difícil de identificar se um edifício está mesmo devoluto ou não. Deixamos algumas pistas que podem ajudar na sua identificação:
-
Vidros partidos;
-
Degradação geral da fachada e das janelas;
-
Correio acumulado;
-
Cadeado na porta;
-
Vãos entaipados;
-
Desocupação prolongada.
Se tens conhecimento de que algum dos edifícios identificados não está devoluto escreve-nos.